A importância das negociações para alcançar o sucesso

Os últimos estudos voltados a área de recrutamento e seleção afirmam que todo profissional, seja ele de qualquer área, deve possuir quatro características fundamentais para alcançar o sucesso na vida profissional, são elas: Liderança, Matemática, Comunicação e Negociação.

Quando se fala em liderança e comunicação é compreensivo que todos os profissionais tenham ao mínimo um pequeno conhecimento ou habilidade nesses requisitos básicos. Agora apareceram mais duas características que se tornaram essenciais para o sucesso de todo profissional.

Ao se tratar de matemática, não quer dizer que todo profissional tenha que dominar as técnicas, equações, expressões etc. Isso está mais voltado à habilidade em lidar com números, até mesmo para projetar a própria carreira ou até mesmo para fazer um cálculo simples que facilite o trabalho.

A negociação aparece como a mais nova e talvez a mais importante qualidade encontrada em um profissional que almeja o sucesso na carreira. Tendo em vista que os conflitos podem acontecer a qualquer instante e em todo lugar. É preciso contar com profissionais que possuem habilidades em controlar e saber lidar com conflitos através da negociação.

 Especialistas afirmam que para uma boa negociação é preciso seguir alguns passos como:

.  Se preparar para os assuntos principais e não seguir script para não engessar a negociação;

.  Controlar a ansiedade, para isso é preciso estar seguro e confiante;

.  Tomar certos cuidados com a comunicação, lembrando que em uma negociação que se faz transmiti uma mensagem;

.  A linguagem corporal é importante, porém mais do que isso é importante se concentrar nas grandes mensagens;

.  Conhecer o perfil do negociador, levantar o máximo de informações possíveis antes da negociação;

.  Ser sincero. Em todas as hipóteses a sinceridade deve prevalecer, pois em uma negociação a quebra de confiança é algo irreparável.

Se esses passos forem seguidos corretamente, certamente a negociação terá êxito. É importante estar preparado para negociar, pois a todo o momento estamos negociando mesmo sem darmos conta disso.

Saber negociar é uma habilidade, que se usada de forma correta será o diferencial que se tornará a chave para abrir caminhos para que os profissionais alcancem sucesso em suas carreiras. Uma negociação bem sucedida será marcada e lembrada por muito tempo.

Fonte: Administradores

Compartilhe:


Voltar

 

Desenvolvido por: In Company