Como manter um bom clima no trabalho

Ter um bom clima no trabalho é fundamental para manter equipes engajadas e garantir um bom resultado. Um ambiente pesado pode ser negativo não só para quem faz parte, mas também pode ser percebido por clientes e parceiros.

Lembre-se de que manter um bom clima no escritório não é uma tarefa exclusiva para gestores, mas, sim, uma tarefa de todos. Sabemos que nem tudo são flores e que conviver harmonicamente com personalidades tão diferentes da sua não é uma tarefa fácil.

Confira nossas dicas que vão te ajudar a manter tudo mais leve! <3

Seja transparente

Mostrar-se sincero aumenta a confiança mútua e diminui drasticamente a distância entre as pessoas. Você gostaria de manter uma boa relação com alguém que você não confia?

Ser transparente é fundamental para manter um bom clima entre equipes em uma empresa. Justifique grandes decisões tomadas por você ou por seu time contando detalhes que irão informar o suficiente para que não existam especulações ou desconfianças.

Converse e conheça as pessoas

Não fique preso ao seu time e se relacione com toda a empresa! Seja educado e se esforce para conversar com todos sobre assuntos que não necessariamente envolvem o trabalho.

Lembre-se de que muitas vezes você acaba passando mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família. Qual a lógica de não criar conexões significativas e fazer amizades?

Ouça e motive seus colegas

Quantas vezes você não precisou de apoio para desenvolver algo com mais confiança? Tenha empatia e ajude seus colegas com tarefas do dia a dia e os motive em grandes projetos, principalmente quando o andamento não estiver sendo o ideal.

Seja a pessoa que escuta desabafos e usa sua experiência para ajudar o próximo.

Não seja rancoroso

Toda empresa passa por problemas de relacionamento, principalmente entre equipes. Por que não deixar tudo para trás e investir em uma relação mais saudável? O relacionamento entre áreas é essencial para que a empresa funcione, por isso não fique alimentando sentimentos negativos.

Tenha momentos de descontração

Participe de happy hours e almoços especiais e, se isso não for uma prática de sua empresa, tente organizar!

Ter momentos reservados para bater um papo e dar boas risadas é fundamental para qualquer relação. É nessas ocasiões que você conhece melhor seu colegas, cria conexões e faz com que tudo seja mais leve. 🙂

Fonte: Love Mondays

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