4 expressões para evitar ser mal entendido no trabalho

Manter uma comunicação clara e objetiva é essencial para preservar a postura profissional. Ser mal compreendido pode afetar diretamente sua reputação no trabalho e seus objetivos traçados dentro empresa e no mercado como um todo.

Lembre-se de que muitas vezes não é exatamente o que você diz que vai causar uma má impressão e sim a maneira como você se porta e diz isso.

Confira nossas dicas de expressões que podem causar desentendimentos:

1. “Eu não tenho certeza de…”

Tome muito cuidado para não demonstrar insegurança excessiva. É completamente normal estar indeciso sobre algum assunto ou questionar algum processo, mas lembre que a segurança que você demonstra afeta  o que os outros sentem por você.

Como confiar em alguém que não tem certeza de nada do que está fazendo? Evite ser mal compreendido ao ser transparente com suas dúvidas e mostrar prontidão para resolver o assunto, dizendo como pretende investigar o caso e solucionar o problema.

2. “Não é assim que se faz…”

Mesmo quando a intenção não é outra se não ajudar o colega, é preciso ter tato e dizer as coisas de maneira suave. Um feedback instantâneo como esse pode acabar abalando relações e facilmente ofendendo pessoas.

Se você encontrar um erro em alguma atividade ou processo, tente falar sobre o assunto de maneira privada com as pessoas envolvidas e seja suave em sua fala e postura. Não demonstre raiva, desapontamentos ou aparente estar escondendo algo.

Esse cuidado é importante independente da posição que você ocupa hoje em sua empresa. Se você tem um cargo alto e pessoas em sua gestão, evite desmotivar sua equipe sendo severo e grosseiro. Se você ainda está no começo de sua carreira, preste atenção para não dificultar seu networking com pessoas mais experientes e cuidado para não parecer alguém pouco humilde.

3. “Pensei que isso era super fácil de fazer”

Se você não tem ideias concretas sobre o que um colega faz na empresa ou como são os processos para chegar aos resultados que ele apresenta, não tire nenhuma conclusão, principalmente sobre dificuldade e complexidade de suas obrigações. Isso será visto como um ato de menosprezo com o que seu colega desenvolve ou contribui para a empresa.

4. “Para falar a verdade…”

Tome muito cuidado com o contexto quando for dizer isso. Ao se expressar dessa maneira, você está indicando que o que foi dito anteriormente era falso.

A gente sabe que essa expressão nem sempre significa exatamente isso, mas evitá-la pode ser uma boa ideia.

Pense em como posicionar as coisas, principalmente em momentos mais tensos. Não esqueça que não se trata somente do que você diz, sua linguagem corporal também é muito importante.

Fonte: Love Mondays

Compartilhe:


Voltar

 

Desenvolvido por: In Company